Jogo brasileiro ensina jovens a distância

“Existe quem ainda pense que os games não devem ser levados a sério. Certamente, estas pessoas deveriam conhecer o designer Leonardo Costa, 32, que se especializou em Computação Gráfica e Educação à Distância.”

Dessa forma, Théo Azevedo começa a sua matéria que pretende apresentar um jogo electrónico brasileiro que já foi utilizado para a educação de jovens brasileiros na idade de 14 a 16 anos no Brasil. E agora conta com um financiamento de R$ 200 mil, para garantir a sua expansão.

O jogo começou como uma mini-série produzida em flash, mas graças ao sucesso obtido, foi garantida a verba para a sua expansão. Hoje o este é o produto chave do projecto “CAI Básico EAD 2006″, desenvolvido pelo SENAI – DR Bahia, Nucleo de Ensino a Distância NEAD em conjunto com a Secretaria de Educação do Governo do Estado da Bahia (SEEBA).

Começando em 2004, o projecto CAI contava apenas com uma transmissão de imagens gravadas em um estúdio de TV utilizando-se de tecnologia de vídeo-conferência ponto a ponto. Posteriormente sentiu-se a necessidade de uma maior interacção entre os alunos, e para isso foi disponibilizado um portal na internet para eles. Para atingir um público em massa e proporcionar a expansão do curso para o interior do estado, proposta que acompanha o curso desde a sua criação, foi necessário esse acordo com a SEEBA, que permitiu a construção de 30 centros tecnológicos espalhados pelo interior do estado.

Porém, a expansão do projecto trouxeram algumas preocupações:

“Neste novo contexto, no Projeto CAI Básico EAD 2006, os alunos estarão bem mais isolados que em 2004: o sistema de videoconferência será multiponto, o que não permitirá a participação dos alunos de forma imediata, (…); não teremos aulas todos os dias da semana, mas somente às segundas, quartas e sextas, deixando que os alunos participem, somente pela internet, nas terças e quintas; some-se a isso o fato de que teremos um aumento de 40 para 150 alunos, exigindo maior acompanhamento e cuidado com a dispersão dos mesmos, disciplina, falta de atenção, e demais problemas comuns em sala de aulas.” (Gadelha, p. 3)

Visando equacionar esses desafios, foi proposta a criação da “Turma do Claudinho” um jogo no estilo RPG on-line, que pretende acompanhar os alunos durante todo o processo de ensino-aprendizado, incluindo uma maior participação no portal Moodle (portal do curso na internet), e maior participação e atenção nos quadros do programa de TV, que ainda é a base do curso.

Actualmente a equipe de desenvolvimento da “Turma do Claudinho” conta com 12 pessoas e participação das cidades de Vitória da Conquista, Jequié, Paulo Afonso, tabuna, Itaberaba e Salvador. Sendo que a ideia é que cada cidade contasse com uma turma inicial de 25 alunos.

Fontes:
– UOL Games (http://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/2007/11/07/ult530u5559.jhtm)
– Gadelha, G. A. (2006). A TURMA DO CLAUDINHO: UM JOGO ELETRÔNICO EDUCACIONAL VOLTADO PARA OS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICOS DO SENAI. Disponível em: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario2/trabalhos/gustavogadelha.pdf. Acessado em: 16/11/2007

About these ads

Uma resposta

  1. ola thiago, sou o gustavo gadelha… por discordar dos rumos que a referida verba do projeto tomaria, e tem tomado, entrei em conflito com o gestor do NEAD e sai do senai, logo fui obrigado a deixar o projeto, que continua sendo conduzido por leonardo, que tem se esforçado muito para ao menos finalizá-lo… fico feliz que voce faça esta referência, retira um pouco de toda chateação por ter deixado um projeto tão bonito e mostra que os esforços pela realização de um trabalho sério nunca serão esquecidos… mantenha contato para discutirmos projetos de interesse comum no futuro… grande abraço e um próspero ano novo…

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: