Alguma coisa sobre o m-Learning

Durante as aulas foi levantada essa bola, m-Learning.

Desde então, um mundo novo se abriu perante os meus olhos. A princípio essa que para mim era uma modalidade completamente estranha, e inacessível para a maior parte dos usuários, tem se mostrado uma alternativa interessante. Tendo em vista as experiências que tive a oportunidade de ver nessa última semana.

O que deve ficar claro, é que Mobile Learning, ou m-Learning, nada mais é do que a utilização de recursos móveis para a aprendizagem. Acho que dito assim, simplifica-se bem o conceito e aproxima-se da prática e da realidade das escolas. Isso porque podemos utilizar os telemóveis que a grande maioria dos alunos têm, para fazer a divulgação das aulas através de ficheiros de áudio ou vídeo. Podemos incentivar a troca SMSs, não só entre alunos, mas entre alunos e professores podendo assim, fornecer meios para a divulgação da informação e para que as dúvidas dos alunos possam ser tiradas em qualquer momento.

É claro que isso tudo acarretam custos. E muitas vezes isso faz com que a utilização do m-Learning se torne inviável, mas acredito que com a evolução das tecnologias, os custos tendem a se tornar menores, e quem sabe em curtíssimo prazo possamos ver muitas dessas iniciativas nas nossas aulas diárias?

Para já, gostaria de deixar um vídeo que mostra uma experiência no reino unido em que são utilizados PDAs para fazer o treinamento do pessoal de um hospital. O vídeo está em inglês, mas além de possuir uma estrutura muito interessante, ele mostra os próprios alunos falando sobre o programa, e as opiniões a respeito desta nova forma de ensino. Opiniões do tipo:

“Ler um livro parece sempre ser um trabalho duro. Mas isso é como um jogo, um bom jogo”
“PDAs são mais rápidos do que computadores normais”

Além disso, elogiam a aparencia, a atratividade, e a portabilidade dos PDAs. Se isso está a ser dito por usuários que são de uma geração anterior aos dos nossos aluno, “imigrantes digitais”, o que não pensam os miúdos a esse respeito?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: