EAD = Novas Oportunidades

Na última semana, para ser mais específico dia 29/11, recebi um boletim do portal e-Learning Brasil, que trazia a seguinte chamada: “Formação a distância ajuda professora a vencer barreiras”. Claro que isso chamou minha atenção de confesso que não tinha colocado um comentário aqui sobre essa matéria por falta de tempo.

Esta matéria conta como programas de EAD podem ser usados para diminuir um pouco a deficiência de formação em algumas áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos. Como já é conhecido, essas áreas muitas vezes possuem uma deficiência de profissionais qualificados, e talvez por isso, acabam por apresentar deficiências na formação básica dos alunos.

Percebam que não estou aqui para julgar até que ponto essa deficiência vem apenas do afastamento dos centros urbanos, ou a falta de investimento por parte dos governantes, ou ainda o teor dramático que é dado no início da matéria. Mas a ideia de EAD servindo para diminuir o enorme deficit educativo de algumas regiões é sempre bom de ler. Acho que tudo resume-se nas falas da professora Maria José Pinheiro, de quem trata a matéria:

“A dificuldade que a gente tem para dar aula e se atualizar é muito grande, porque o município oferece poucos recursos. O professor tem que buscar por conta própria da forma que ele pode”

E sobre a qualidade da sua formação ela diz:

“Foi muito enriquecedor. A equipe do programa ofereceu um material muito bom para estudar em casa e nos deu todo o apoio. Durante o curso os professores também participaram de oficinas, debates e aulas práticas”

Maria José foi aluna da primeira turma do curso Proinfantil, do Ministério da Educação do Brasil. É um curso Sem-Presencial para formação de professores de nível Normal. Além disso, essa mesma professora vai poder usufruir de um outro programa, dessa vez uma graduação proporcionada pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

É claro que esses programas, assim como tantos outros que já surgiram nessa linha no Brasil e no mundo, acabam por enfrentar alguns problemas como atrasos, falta de pagamento ou falta de incentivo adequado, mas é inquestionável a importância destes. Será que conseguiremos atender cada vez mais as várias Maria José que existem por ai?

A matéria completa pode ser vista em: http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=com_content&task=view&id=9530&interna=6

Referências:
– Secretaria de Educação a Distância (2007). Formação a Distancia Ajuda Professora a Vencer Barreiras. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=com_content&task=view&id=9530&interna=6. Visitado em: 03/12/2007
– Secretaria de Educação Básica. Prinfantil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=content&task=view&id=44. Visitado em: 03/12/2007
– MEC não da prazo para o pagamento das bolsas do Proinfantil. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u4426.jhtm. Visitado em: 03/12/2007

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: