Motivação e novas possibilidades

Nesta última sexta-feira (07/12/2007), a professora Elizabeth Almeida da PUC-SP apresentou um panorama sobre a EAD no Brasil, em especial as actividades desenvolvidas pelo seu grupo de pesquisa. Pelo que foi mostrado, pode-se dizer que o grupo tem feito um bom trabalho no que diz respeito à formação de professores, e a divulgação dos seus resultados, ou lembrando o que foi dito, os resultados das pesquisas de hoje devem ser públicos, não existe mais a luta pelo “dado”.

Mas pretendo aqui ressaltar um item que achei particularmente interessante, os números apresentados logo no início da sua apresentação que demonstram uma deficiência enorme de professores no Brasil, em especial professores de Física e Química. Não vou preocupar-me com o porque destes números, se o governo deixou de fazer investimentos, ou se faz de forma errada. O que pretendo aqui é indicar a possibilidade de uma saída para isso. Uma saída que já está entrando em execução.

Já falei algumas vezes da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e peço licença para falar de novo. Não sou um evangelizador deste programa, acredito inclusive que ele possui alguns problemas, mas queria ressaltar alguns pontos:

1º – A possibilidade de inclusão que este programa gera, através dele, pessoas que estão há vários anos fora de uma sala de aula podem retornar e obter uma graduação.

2º – A divulgação do uso das TIC. Claro que isso é discutível, mas o modelo proposto para os cursos da UAB exigem o uso de computadores pelos alunos, e com isso pode ser que muitos que antes não dominavam essa ferramenta, passem a usa-la. Essa é uma hipótese pessoal.

3º – A possibilidade de reduzir esse deficit de professores no Brasil.

Pensando nesse 3º item me fez procurar pelos cursos aprovados na primeira onda da UAB e descobri que foram aprovados 280 pólos que podem oferecer até 40 mil vagas. Além disso, existe a pretensão de aumentar esse número para mil pólos até 2010. Sendo mais específico, foram aprovados 197 cursos em instituições federais de ensino, sendo que destes temos:

9 graduações em Física
8 graduações em Química
11 graduações em Matemática
1 graduação em Ciências da Natureza
2 Pós-graduações em Ciências da Natureza

É claro que esse número está longe de cumprir o seu papel em acabar com o provável deficit de professores mas se bem aplicado, acredito que possa gerar alguns resultados. Um exemplo, é o curso de graduação em Química ministrado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (CEFET-MT). Que atende entre outras localidades a cidade a cidade de Primavera do Leste a 240 Km de Cuiabá, a capital deste estado. Por sua vez esse curso possibilitou que Márcia dos Santos, uma moradora desta cidade que não havia completado o curso de pedagogia, pudesse depois de 20 anos voltar a ter aulas. E claro, sonhar com a vida de professora.

Agora poderíamos discutir por exemplo a qualidade da formação que ela está a receber, mas isso prefiro deixar para outro post… só achei interessante achar todos esses dados, e claro, é sempre bom dizer que no Brasil temos algumas iniciativas que podem até dar certo…

Fontes:
http://www.elearningbrasil.com.br/home/noticias/clipping.asp?id=4728
http://www.uab.mec.gov.br/
http://www.uab.mec.gov.br/cursosselecionadosuab.pdf
http://www.uab.mec.gov.br/demandaeofertadecursos.pdf

2 Respostas

  1. Olá, parabéns, visitei e gostei muito de seu Blog bastante claro e explicativo.
    Gostaria de saber se no Estado da Bahia já existe o Curso de Licenciatura em Química? Onde?
    Desde já obrigada.

  2. Ola Sueli,
    Infelizmente estou já há algum tempo sem ler sobre isso. O mestrado acabou por me fazer tomar outro rumo, mas prometo pesquisar sobre isso e lhe respondo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: